História

historia1Em 01 de Janeiro de 2007, Dom João Wilk criou a 38ª Paróquia da Diocese de Anápolis. A igreja Matriz está localizada na Rua 3, Qd. 11, Lt. 35, no bairro São João na cidade de Anápolis-GO.

A comunidade Nossa Senhora Rosa Mística era capela da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia. A comunidade foi fundada pelo padre Sebastião Carneiro, no final dos anos 80, que celebrava uma vez por mês nas casas dos moradores do bairro São João. Depois passaram a celebra a Eucaristia quinzenalmente na escola municipal Afonsina Mendes do Carmo. Por iniciativa da senhora Maria José os moradores tentaram ganhar um lote da Prefeitura com a finalidade de construírem a capela. Como não conseguiram a doação da prefeitura, o Sr. Teotino doou um lote para a construção.

historia2A primeira capelinha foi construída por meio de mutirão, o bairro tinha poucos moradores e não era asfaltado, mas quase todos eram católicos. Com o padre Juvêncio José Abade a capela passou a ter Missas todos os domingos. Depois de uma ampliação e reforma Dom Manoel Pestana Filho autorizou que se tivesse a Reserva Eucarística na capela.

No dia 31 de dezembro de 2006, a capela são José localizada no setor Industrial de Anápolis foi elevada a dignidade de Paróquia com o nome de Sagrada Família. O padre Rui José Schmeing foi o primeiro administrador paroquial destas duas novas paróquias desmembradas da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia.

historia3Na época eu, padre Thiago Henrique, era seminarista fazendo estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora d’Abadia e tive a graça de participar das Missas de criação das duas novas paróquias.
O Padre Mauro Duarte no final dos anos 90 construiu uma casa ao lado da capela Nossa Senhora da Esperança, esta casa por alguns anos serviu de convento da Comunidade Hesed e hoje é a casa paroquial.

historia4Na criação da Paróquia o limite territorial abrangia os seguintes bairros: São João, Parque São João, Residencial Geovane Braga, Vila Esperança, Polo Centro 1ª e 2ª Etapas, Calixtolândia 1ª e 2ª Etapas, Residencial Itatiaia. Em 6 de abril de 2013 foi criada a Paróquia Nossa Senhora das Graças e o território a cima citados foi dividido, pois a da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizada no Polo Centro passou a fazer parte da nova Paróquia. Depois da divisão o território paroquial abrange os seguintes bairros: São João, Parque São João, Residencial Geovane Braga e Vila Esperança.

Atualmente a Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística além da comunidade Matriz possui duas Capelas: Nossa Senhora Aparecida situada no Parque São João e Nossa Senhora da Esperança no bairro Vila Esperança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *