Legião de Maria

Legião de Maria

LEGIÃO DE MARIA

Em Dublin, no dia 7 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e por iniciativa de Frank Duff, jovem funcionário do Ministério das Finanças, reúnem-se umas quinze pessoas para juntas procurarem uma forma de apostolado.
Todos invocam o Espírito Santo e rezaram o terço, resolvem fazer visitas de dois a dois, tal como os apóstolos, aos doentes de um hospital de psiquiatria. Exprimiram também o desejo de se reunirem todas as semanas. Assim a Legião de Maria acabava de nascer, com suas características: oração em comum, trabalho apostólico bem determinado, reunião semanal.
A Legião foi a princípio, conhecida como Associação de Nossa Senhora da Misericórdia. Só em novembro de 1925, pouco mais de 4 anos após o seu nascimento, adotou-se o nome de Legião de Maria. Em 1930 usou-se pela primeira vez o termo “praesidium”, para designar o grupo local e “Concilium”, o conselho central.
No Brasil foi trazida pelo irmão João com autorização de Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro. Em 27 de outubro de 1951, no santuário de Fátima, realizou-se a primeira reunião semanal do Praesidium “Refugium Peccatorum”. 

image002

O que é a Legião de Maria e qual o seu significado?
A palavra Legião significa exército, e legionário é o soldado que faz parte deste exército. Soldado é cada leigo que participa deste movimento. É por isso que foi dado o nome de Legião de Maria ao conjunto de leigos que fazem parte do exército de Maria Santíssima, Mãe de Jesus e nossa.

Tem a finalidade de atender o pedido de Jesus quedisse: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Destacando assim alguns dos trabalhos de visita às famílias, à doentes nos lares e hospitais, à pessoas enlutadas, à idosos, à catequese e trabalhos com presos e suas famílias. Enfim com todas pessoas que de algum modo estão necessitando de uma palavra de conforto e esperança.

O elemento base da Legião de Maria é o Praesidium (pequeno grupo de quatro à quatorze pessoas), por reunião semanal em cada comunidade, na qual reza-se em conjunto, recebe-se uma formação espiritual e prática para o apostolado.

 

Legião de Maria na Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística

A Legião de Maria é um movimento formado por grupos de pessoas, devotas a Nossa Senhora, que trabalham nas diversas pastorais com uma espiritualidade própria, e que se reúnem semanalmente para rezarem e programarem atividades para a semana.

A atividades características da Legião de Maria são as visitas:
visitas aos doentes, aos idosos, a hospitais, às cadeias, às famílias,  etc. Trabalham também na catequese e eventualmente na liturgia.

Tudo na Legião de Maria é feito em dupla, com muita ordem, com muita disciplina e pontualidade, que é uma de suas principais características.
Estes grupos estão ligados entre si por um Conselho superior, chamado Cúria, geralmente em nível Diocesano, que orienta os grupos e recebe o relatório de suas atividades. Estes Conselhos, por sua vez estão ligados a um outro maior, geralmente em nível estadual ou nacional (Comitium ou Senatus) que por sua vez está ligado ao Conselho superior na Irlanda onde a Legião de Maria nasceu.

O Sistema Legionário, hoje está espalhado por todo o mundo e tem auxiliado os Católicos aimage004 praticar a sua fé e alcançar a  Glória de Deus!

Adultos – Praesidium Mater Eclesiae

O Praesidium Mater Eclesiae foi fundado 2014.  

Jovens – Praesidium Maria Rosa Mística

O Praesidium (Jovens) Maria Rosa Mística foi fundado no dia 12 de agosto de 2013. O Praesidium já realizou dois recenseamentos visitando as casas de moradores do bairro Arco-íris  e Parque São João. Foi realizado em 2014 uma Festa Junina para arrecadação de renda para a realização do 16° Encontro de Jovens da Legião de Maria. Os membros realizam semanalmente visitas ás famílias, jovens,idosos, enfermos e asilos, aqueles mais necessitados de carinho e atenção levando sempre Jesus por meio da poderosa intercessão da Santíssima Virgem.

Você é devoto de Nossa Senhora? Você quer crescer na sua espiritualidade e cumprir melhor sua obrigação de batizado?

Venha conhecer a Legião de Maria e participar de um de seus grupos.

As reuniões naimage006 Paróquia acontecem todo domingo

Jovens às 08:00h – Praesidium Maria Rosa Mística

Adultos às 18:00h – Praesidium Mater Eclesiae